Olá pessoal como estão??

Como vão as coisas, tudo bem? Estimo que sim, e desejo que o dia de vocês seja de muita criatividade e paz!!

Gente, hoje vamos falar sobre Toy Art, acredito que a maioria de vocês já conhecem, mas, vamos conhecer a história de seu criador.

Toy art, designer toys, urban vinyl, etc, são vários termos que definem o conceito de “brinquedo de arte”. É um brinquedo dirigido para pessoas com idade acima de 14 anos – especialmente adultos – e com o intuito de colecionismo e/ou decoração.

O toy art é, em síntese, uma “tela” em 3 dimensões para artistas e designers expressarem sua arte. É uma manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design, moda, Grafite (arte) e urbanidade.

cats

↑ O toy art surgiu no Japão em 1998, com um artista pouco conhecido Michael Lau, ele levou para uma exposição de brinquedos alguns soldados do Comandos em Ação, o nosso conhecido Falcon, customizados com roupas, correntes, jeans e toda estampa do hip-hop, ele fez 101 figuras customizadas assim. Com isso, ganhou status e reconhecimento entre os designers, hoje ele é referência quando se fala em ToyArt, ao lado de James Jarvis, Eric So, Bounty Hunter, Brothersfree, Jason Siu, Tim Tsui, Jakuan, Furi Furi e outros.

Fizeram o maior sucesso pois era diferente de tudo que se havia visto. Toda essa criatividade e reconhecimento fez as esculturas de Lau valerem como verdadeiras jóias.

Fonte: mariadelmar.disegnolibre.org

Fonte: ufunk.net

O conceito do Toy Art é, como qualquer outra obra de arte causar uma reação…A ideia é de colecionar e guardar, não brincar, geralmente têm uma tiragem mínima, ou são exclusivos.

Os temas de um toy art podem ser meigos, violentos, subversivos, políticos, cômicos, criativos ou de linguagem urbana, underground, erótica, satírica, etc….

Já os brinquedos comuns são feitos em escala aos milhões…

Fonte: br.pinterest.com

Fonte: blog.livedoor.jp

Fonte: pinterest.com

Fonte: dindigital.com

Fonte: solostocks.com.br

Toys feitos de embalagem Tetra Pack

Fonte: ecotoy.art.br

Toy Art é um universo relativamente novo na arte contemporânea e no design, um movimento que cresce a cada ano e já existem no mundo várias lojas vendendo séries de brinquedos criados por grafiteiros, ilustradores e artistas plásticos. Algumas delas, porém, podem se dedicar a customização de um único personagem ou uma única série de personagens.
Pode ser feito de vários materiais como plástico, vinil, resina, madeira, tecido, feltro e até de papel como os paper toys…

Fonte: ecotoy.art.br

Fonte: lojaskd.com.br
Fonte: neeerd.com

             cats

Fonte: 500px.com

Este personagem de Paper Toy é super simpático e é muito famoso na net…possuindo várias ilustrações e fotografias artísticas, virou até garoto-propaganda da Amazon.com…

Toy DIY (Faça vc Mesmo)

Esse daqui é o Munny Toy DIY (Do It Yourself). Permite que você mesmo crie o seu Toy do seu jeito, inclusive é possível encontrar aulas e workshops ensinando a fazer…

Série: É uma linha de variações gráficas sobre um mesmo modelo de toy. Uma série típica possui cerca de 10 a 15 toys, variações de ratio e toys secretos.

Blind Box: São toys que vêm em pequenas caixas lacradas e quem compra não sabe o que tem dentro. A desvantagem: você pode comprar dois boxes e tirar o mesmo toy. A vantagem: se você der sorte, pode tirar um item raro, que pode valer muito dinheiro no mercado.

Open Box: Você compra sabendo o que tem dentro. Isso é bom pra quem não pode ou não quer comprar várias unidades fechadas pra tirar o toy que lhe agrada. Ou precisa apenas completar sua coleção mais facilmente.

Ratio Nas Blind Boxes:  É a proporção em que você pode encontrar o toy. Por exemplo, se um toy tiver ratio de 2/25, você poderá encontrar dois iguais num lote de 25 boxes. Os mais raros são os 1/100, 1/400, por exemplo. Porém, existem casos em que mesmo sendo comuns, alguns toys se tornam raros, por serem mais procurados ou desejáveis.

Chases Nas Blind Boxes: (Ou qualquer linha de toys), normalmente existem os chases, que são unidades secretas de uma série. Seu ratio é indeterminado e geralmente a figura não vem impressa na embalagem e não é divulgada logo de início. Também chamados mystery figures.

E aí vai começar sua coleção quando?? São lindos não??

Se gostou não esqueça de comentar…

Um super beijo…

 

Por Anna Nova

 

 

 

 

 

Anúncios