Bom dia sobrinhos lindos, como estão?? Espero que tudo na Paz O/!!

Hoje trouxe para vocês um post super importante sobre reaproveitamento de lixo eletrônico, você sabe o que fazer e como descartar este tipo de objeto??

Vamos descobrir??

Este post ficou um pouco longo, mas, acho que vale a pena ler até o final…

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Exemplos de lixo eletrônico:

Monitores de Computadores

Telefones Celulares e baterias

Computadores – Televisores

Câmeras Fotográficas – Impressoras

O principal problema é quando o lixo eletrônico em questão é diretamente jogado no meio ambiente, fazendo com que as substâncias que compõem os aparelhos possam tornar-se agressivas para a natureza, afinal estes produtos contém chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc. que são consideradas substâncias químicas que podem causar prejuízos ao solo e até mesmo a água, tão indispensável à vida.

Essas mesmas substâncias químicas podem trazer uma variedade de doenças, principalmente naquelas que frequentam lixões para sustentar-se e sobreviver, estando misturados com o lixo doméstico.

A degradação de outros materiais que compõe os equipamentos eletrônicos também faz parte dos prejuízos do descarte incorreto, afetando o meio ambiente.

Mas, graças a Deus existem pessoas que gostam muito de artesanato e de fazer o bem, e com uma criatividade incrível…

Vou mostrar pra vocês, alguns objetos que vocês não vão acreditar que é feito de lixo eletrônico…

Ideias para reutilizar lixo eletrônico - Lixo eletrônico - Arte Reciclada:

Fonte: pinterest.com

Fonte: ecodesenvolvimento.org

Fonte: japontimes.livedoor.biz

Fonte: economize.catracalivre.com.br

Fonte: meninadepalavra.com

Fonte: furiarosa.com.br

Fonte: queminova.catracalivre.com.br

Fonte: edihittcom.blogspot.com

Fonte: conscienciaampla.com.br

Fonte: rockntech.com.br

Fonte: sociedadeeanonima.blogspot.com

Fonte: canaltech.com.br

Fonte: energiainteligenteufjf.com

Fonte: tecnologia.uol.com.br

Fonte: tendenciademulher.com.br

Gente dá para acreditar…o povo têm uma criatividade muito incrível…

Existe também um projeto chamado Projeto Gênesis de J. Azevedo um artista plástico do Recife, preocupado com a destinação deste tipo de material e com a ideia de inspirar e conscientizar crianças e jovens…Ele desenvolve projetos de reaproveitamento de materiais sem destino certo para a comunidade onde vive…

Algumas fotos do projeto:

Fonte: eco4planet.com

Locais para destinação correta deste tipo de material:

Para contribuir na retirada do excesso de lixo eletrônico do planeta e contribuir com o descarte correto destes grandes poluidores ambientais, veja algumas opções para o descarte:

E-Lixo Maps – e-lixo.org Navegue no mapa e confira onde encontrar um posto e arrecadamento de lixo eletrônico.

Central de Triagem de Lixo Eletrônico –coopermiti.com.br Administrado pela Coopermiti na cidade de São Paulo. No site há uma opção para o agendamento de retirada de lixo eletrônico.

Cempre – cempre.org.br/LocaisReciclagem.php Tem uma listagem de locais onde você poderá levar seu lixo eletrônico para que seja reciclado. O site permite ainda consultar por tipo de lixo, como baterias, lâmpadas e eletrônicos.

Referência:
univesp.ensinosuperior.sp.gov

Pessoal, então essas eram as dicas, vamos pensar mais consciente e de forma à sabermos usufruir sem destruir o nosso planeta…Você que mora fora de São Paulo, procure informações na prefeitura da sua cidade…Vamos fazer juntos um mundo melhor para as novas gerações…

 

Beijocas, Tia Anna

Por Anna Nova

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios