choco2Vamos falar sobre uma Paixão Mundial, não, não é o Futebol, não é o Elvis, nem os Beatles, Carnaval, também nãoooo….Isso, Sim é o chocolateee!!!!!

A Páscoa está chegando e junto dela, várias coisas divinas que os mortais fazem com o cacau…

Vamos lembrar um pouco do que essa delícia é capaz e da onde surgiu…

Da onde vem o chocolate?

O chocolate é um alimento derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau. Consumido no mundo inteiro, é importante componente da indústria alimentícia, além de ter papel fundamental na economia de vários países do globo. Sua árvore é o cacaueiro, planta típica de clima tropical, que encontra no Brasil um ambiente ideal para o seu cultivo, em especial nas regiões do Espírito Santo e o sul da Bahia, em Ilhéus. O Brasil é o maior produtor de chocolate da América Latina.

História do Chocolate

 Os relatos dão conta de que os primeiros a consumir chocolate regularmente, por volta de 1500 a.C. foram os membros da civilização Olmeca, habitantes dos atuais México e Guatemala. Posteriormente, Maias e Astecas povos da mesma área, desenvolvem o costume de beber chocolate, produto considerado sagrado. As sementes eram torradas e misturadas a iguarias como por exemplo pimenta, uma base de milho fermentado e especiarias, resultando em um sabor bem diferente do que se conhece hoje. Nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.

É por meio do comércio realizado pelos conquistadores espanhóis que o chocolate chega à Europa, acabando por se difundir pelo mundo todo. No início, é considerado um alimento especial por seu valor nutricional e energético e somente mulheres, sacerdotes e nobres o consumiam em cultos da Igreja Católica.

Tornou-se em barra no séc. XIX, na Europa foi sendo modificado em mosteiros espanhóis, depois a Suiça adicionou leite e açucar e passou a ter uma consistência diferente.

Alimentou o exército americano na Segunda Guerra Mundial. Nos últimos 3.500 anos o alimento a base de cacau, já passou por quase todo tipo de forma, cor e sabor…até versão inalável tem…

Seus Efeitos no Organismo

Chocolate, Confiserie, Chocolate Escuro, Cacau Em Pó

A sensação de bem-estar causada pelo chocolate encontra respaldo na ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento. Alguns cientistas afirmam que a delícia é capaz de aumentar a produção dessas substâncias.

Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos. Ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim). Assim protege o coração e o cérebro.

O chocolate é um aliado da beleza também. Está presente em banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros cosméticos. Além do alto poder hidratante, o produto combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.

Mulher, Boca, Dentes, Doces, Chocolate, Morder

Tipos de Chocolate

Chocolate branco – Sem cacau, ou seja, menor quantidade de propriedades benéficas à saúde, e muito calórico. De todos os tipos de chocolates, é o mais rico em açúcares e gorduras vegetais.

Chocolate ao leite – Composto por massa e manteiga de cacau, leite, leite em pó ou leite condensado e açúcar.

Chocolate meio amargo – Entre 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.

Chocolate negro, amargo ou extra amargo – é o que tem mais cacau, e portanto é o mais benéfico à saúde. Quantidade de cacau entre 60 a 85%, menos açúcar e menos gordura do que os outros tipos de chocolates, além de ser rico em antioxidantes.

Tô de dieta, não vai dar, não!!

Então, permita-se mesmo fazendo dieta, você não vai sucumbir na dieta só porquê vai comer um pedacinho de chocolate, controle-se, qualidade de vida também é ser feliz…prefira as versões diet, que restringem o açúcar, hoje no mercado existem milhares de marcas com preços mais acessíveis…

De vez em quando, não faz mal a ninguém, se lambuzar num chocolate, cura qualquer momento deprê, dá energia, deixa a gente feliz, realmente vem do céu esta delíciaaaa!!!!!!….

Beijocas lambuzadas de chocolateeee..:p

 

Por Anna Nova

 

Fontes Principais:

mundodastribos.com/historia-do-chocolate.html

http://www.infoescola.com/alimentos/chocolate/

saude.terra.com.br/nutricao/chocolate

 

Anúncios