Coco, Cocos, Exóticos, Doce

Olá sobrinhos, hoje vou falar com vocês sobre a farinha de coco!! Vocês já ouviram falar ou melhor já experimentaram?

Ela é muito especial, pois, ela é obtida a partir da hidratação e posterior secagem da polpa, a farinha de coco é nutritiva, por ela não passar pelo processo de refinamento, ela possui seus nutrientes originais.

Duas colheres de sobremesa de farinha de coco, aproximadamente (20g) fornecem 2,6 gramas de proteína, 5,2 gramas de fibras, 8,9 g de gorduras e somente 1 g de carboidratos.

São vários os benefícios dessa farinha na alimentação, pois, como foi dito, é preservado os todos os nutrientes da fruta, citarei alguns:

Acelera o metabolismo:

A farinha de coco possui os conhecidos ácidos graxos, são lipídios que possuem digestão mais rápida que as demais gorduras saturadas (como o óleo de soja, por exemplo), e são estocados de maneira menos eficiente pelo organismo. E como são metabolizados diretamente no fígado – que os utiliza para suas próprias funções – não sobra energia para ser estocada na forma de gordura abdominal. Estudos sugerem que o ácido láurico, seria um dos principais responsáveis por esses benefícios da farinha de coco.

Impede as variações de glicose no sangue:

O grande teor de fibras encontrado na farinha de coco garante ainda que a quantidade de açúcar no sangue não se eleve tão rapidamente como se você estivesse consumindo farinha de trigo, por exemplo.

A farinha de coco possui um índice glicêmico (IG) menor que aquele das farinhas à base de cereais (farinha de trigo, aveia, arroz, centeio), o que garante ao organismo uma liberação mais lenta do açúcar na corrente sanguínea. Essa propriedade da farinha de coco a torna uma boa opção para quem sofre com diabetes e precisa monitorar constantemente os níveis de glicose no sangue.

Aumenta a saciedade:

Mais um dos benefícios da farinha de coco para a perda de peso se dá pela grande quantidade de fibras no alimento, que irão retardar a digestão e serão assim responsáveis por mantê-lo saciado por mais tempo, e com uma quantidade menor de alimento;

Protege o coração:

As fibras mais uma vez são responsáveis por benefícios da farinha de coco. A grande quantidade do nutriente diminui a absorção de LDL – o colesterol que não queremos – no intestino, o que leva a um diminuição da quantidade da molécula na circulação.

** Um estudo publicado na revista Innovative Food Science and Emerging Technologies em 2006 mostrou benefícios da farinha de coco na diminuição do colesterol, além de sua influência na saúde intestinal e índice glicêmico. Mesmo assim, não há ainda uma diretriz que indique seu consumo para quem tem taxas de colesterol altas.

Farinha sem glúten:

A farinha de coco pode ser uma boa alternativa à tradicional farinha branca, já que não contém glúten e ainda por cima traz mais benefícios à saúde do que sua similar produzida a partir do trigo.

Como fazer a farinha de coco:

A farinha de coco pode ser encontrada em alguns hipermercados, mas principalmente em lojas de produto naturais, físicas ou na internet.

Dá sim, pra fazer a farinha de coco em casa, mas, não fica com a mesma textura da industrializada.

 

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de coco ralado fresco;
  • 1 ½ xícaras de água quente.

Preparo:

  1. Coloque o coco ralado em um recipiente e despeje a água quente por cima. Deixe descansar por 15 minutos;
  2. Bata tudo no liquidificador ou processador e coe em um pano fino e limpo. Esprema bem para retirar o excesso de água e gordura;
  3. Coloque a polpa resultante em uma travessa e leve ao forno;
  4. Asse em forno a 100o C por 3 a 4 horas- ou até secar por completo. É importante mexer a mistura algumas vezes para que ela não queime enquanto está sendo assada. O ponto da farinha é quando ela fica amarelada e não gruda nas mãos;
  5. Retire a polpa do forno e deixe esfriar bem;
  6. Passe a polpa no processador até obter uma farinha fina;
  7. Guarde a farinha em um recipiente bem tampado e mantenha em local seco. 

Fonte da receita retirada de: http://www.mundoboaforma.com.br/

Usos da farinha de coco:

Você pode utilizar em parte onde você utilizaria a farinha de trigo, como em empanados, bolo, pães, etc…A farinha de coco é muito seca e não costuma dar muita “liga” na hora de fazer massas, a dica é sempre acrescentar água ou ovos às receitas com farinha de coco.

Pão low carb com farinha de coco e abobrinha

A receita abaixo é ótima para quem está fazendo a dieta das proteínas, pois contém pouquíssimos carboidratos e ainda por cima é deliciosa.

Ingredientes:

  • ¾ xícara de farinha de coco;
  • 6 ovos;
  • ½ xícara de óleo de coco derretido;
  • ½ colher de chá de sal grosso;
  • 2 xícaras de abobrinha ralada;
  • 1 colher de sobremesa de orégano fresco (ou outra erva de sua preferência);
  • ½ colher de chá de alho em pó;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de chá de vinagre de maçã.

Modo de Preparo

Em um recipiente grande misture os ovos, o óleo de coco, o vinagre e a abobrinha. Reserve. Misture a farinha de coco, o sal, orégano, alho em pó e bicarbonato de sódio em outro recipiente. Vire a mistura líquida sobre os ingredientes secos e misture bem;

Coloque a mistura em uma forma untada e coberta com papel vegetal e polvilhada com um pouco de sal grosso; Leve para assar em forno a 180 o C por 50 minutos ou até que o pão esteja totalmente cozido e o interior esteja seco.

Bolo de coco sem glúten

Ingredientes

Bolo de coco sem glúten - Foto: Getty Images

• 4 ovos
• 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
• 2 colheres (sopa) de óleo de coco
• 1/2 xícara (chá) de leite de coco light
• 1 xícara (chá) de farinha de coco
• 1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo

Bata as claras em neve e reserve. Em uma tigela, misture as gemas, o açúcar mascavo e o óleo. Acrescente o leite de coco light, aos poucos. Em seguida, a farinha de coco e mexa bem. Delicadamente, agregue as claras e o fermento.

Forre um tabuleiro com papel manteiga, coloque a massa e asse em forno pré-aquecido a 180°. Faça o teste do palito para ver se está assado.

Outras dicas, é colocar uma colher de farinha de coco, sobre o açaí….e também misturar na granola e fazer seus diversos usos…

Bom amigos, essas são algumas receitas, espero que gostem…

Beijocas…

 

Fontes de pesquisa:

http://www.mundoboaforma.com.br/

http://www.minhavida.com.br/

 

Por Anna Nova

 

 

 

Anúncios