spices-887348_1920

Foto: Steve Buissine/South Africa

Temperinhos…o que seria de nossas receitas sem eles…Um simples arroz com feijão, bem temperadinho acaba com qualquer fome…Sem contar que aguça os nossos sentidos e nos remete até à alguma lembrança de infância…

As especiarias são inúmeras e cada lugar do mundo, têm as suas preferidas, tornando cada prato único…Elas podem ser encontradas em grãos, sementes e pó. Alguns chefes preferem triturá-las no momento de utilizá-las para não perderem suas características…

Vamos falar de algumas…

→ Colorau: extraído do urucum, também chamado de colorífico

Têm um aspecto de tom amarelado-avermelhado, e segundo algumas pesquisas, por possuir carotenoides em sua composição, possui efeitos antioxidantes, ajudando assim no combate ao envelhecimento. Muito usado na nossa culinária brasileira, quase não têm sabor, apesar, de que em alguns lugares trituram ele com pimenta-do-reino e sal, ele serve mesmo para dar aquele colorido no prato, deixa qualquer frango, peixe ou qualquer cozido com uma cara ótima…rsrs.

saffron-454327_1280.jpg

Foto: Alice Alphabet

→ Açafrão-da-terra: extraído da cúrcuma

Originário da Ásia, têm um aspecto amarelado, muito utilizado na cozinha mediterrânea, é o principal ingrediente do famoso curry indiano. Ótimo anti-inflamatório, possui ação antioxidante, analgésica e anti-espasmódica, sendo um ótimo aliado no combate as cólicas menstruais.

→ Cominho: sabor e cheiro marcantes

O Cominho é um tempero de aroma forte, originário do Mediterrâneo Oriental, principalmente no Egito. Ajuda no combate a anemia devido ao seu teor de ferro vegetal. Amplamente utilizado para temperar carnes e aves, principalmente em sopas ou cozidos. Muitos lugares do Brasil, utiliza-se do cominho para temperar o feijão nosso de cada dia…

→ Pimenta-do-reino: Atchimmmm!!

Originária do sul da Índia e do Sri Lanka. Possuem quatro tipos de pimenta-do-reino, são: verde, preta, branca e vermelha. A piperina presente na pimenta é benéfica para tratar a artrite, com isso, reduz a dor nas articulações, causadas por má circulação. Pesquisadores dizem também que ajuda no combate a hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares. É um tempero picante, quente, utilizado em muitos pratos salgados, como ensopados, marinadas e molhos.

→ Páprica: Fornece cor e sabor

Originária da América Central e México. Extraído do pimentão vermelho, sua coloração comum é amarelada ou vermelha, e há dois tipos: doce e picante, depende do pimentão utilizado. Devido à capsaicina reduz dores e traz benefícios cardiovasculares. O maior consumidor e produtor do mundo é a Hungria, por causa de seu prato mais famoso, o Goulash (tipo de caldo grosso feito de carne e algumas variações de vegetais, como batatas, cenouras e cebolas e toucinho de porco), usa-se muito este tempero.

→ Noz-moscada: aromática

Originária na Indonésia foi muito utilizada na Idade Média. Vem da árvore Moscadeira, uma planta que pode chegar até 15 metros de altura, e com madeira muito boa para confecção de móveis. Entre os minerais essenciais encontrados na noz moscada estão potássio, cálcio, ferro e manganês, que é um catalisador para quebrar gorduras e colesterol, um processo importante na perda de peso. Auxilia o corpo aliviando dores, aumentando a circulação sanguínea, promovendo a concentração e combatendo a depressão e problemas respiratórios. No Brasil, muito utilizada em doces, sobremesas, molhos, bolos e carnes.

Temos também a duplinha cravo e canela…mas, elas merecem um post só pra elas…

Estes são alguns temperos comuns utilizados aqui no nosso país…existem inúmeros…use sua criatividade e procure seu tempero ideal…

Por Anna Nova

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios